segunda-feira, 10 de maio de 2010

Jornal "Boca da Rua"



Em POA tem um jornalzinho de rua muito interessante chamado “Boca de Rua”. Acho que não é tão conhecido no restante do Brasil, mas tem site e tudo na net. O que tem de interessante neste jornal é o fato de que é feito por moradores de rua, pessoas em risco social, alguns inclusive portadores do HIV.
Quem perambula pelas ruas do bairro boêmio da Cidade Baixa em POA poderá dar de cara com um morador de rua lhe abordando com o “Boca” em umas das mãos. Foi isso que aconteceu comigo quando estava em Porto Alegre.
É um dos projetos da organização não-governamental Alice - Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação - ONG que além do jornal atua em outros projetos em prol da mídia alternativa.
O jornal traz matérias de interesse da população de rua e de baixa renda e tem abordado em grande parte a temática do uso do craque, que chegou a cidade com grande força nos últimos anos.
Geralmente estamos acostumados a falar de craque em lugares como São Paulo. Lá existe inclusive a famosa “cracolândia”. Mas na verdade o sul já esta sentindo os efeitos disso. Não só a mídia alternativa, como o caso do “Boca”, como a grande imprensa tem dado grande atenção ao assunto.



O “Boca de Rua” é um caso exemplar de mídia alternativa. Quem puder entre no site ou tente comprar algum exempla se estiver no sul. Vale a pena consultar! Fica aqui a sugestão de blog: www.bocaderuanainternet.blogspot.com e http://www.alice.org.br/portal/.

Um comentário: