sábado, 29 de maio de 2010

Boi da Terra: resistência da cultura popular na periferia de Belém.


Fruto da dissidência de um boi-bumbá mais antigo, o “Boi da Terra” foi fundado em 21 de setembro de 2007 por moradores do bairro da Terra Firme, periferia de Belém. Congrega brincantes, compositores, percussionistas, dançarinos, cantores e a comunidade em geral. Personagens que vêem na cultura popular uma oportunidade de inclusão social e de criação de novas formas de sociabilidade.

A Terra Firme é hoje conhecida como um dos bairros mais violentos da cidade de Belém. Formado por uma série de ocupações desordenadas, aonde os recursos públicos na maior parte das vezes chegam de maneira precária e insuficiente. Neste contexto o Boi da Terra intervém no bairro de modo a constituir formas alternativas de lazer e ao mesmo tempo estabelecer uma relação de valorização das coisas da comunidade. Tem como objetivo maior mostrar que em contextos desfavoráveis é possível criar coisas belas, aumentar a autoconfiança de populações carentes e ao mesmo tempo, com os poucos recursos que possui, agregar a comunidade em atividades culturais que preguem a cidadania e a inclusão social, sobretudo entre os jovens.

Atualmente o Boi da Terra desenvolve atividades durante todo o ano como passeios, torneios e jogos infantis, arrecadação de roupas e alimentos para campanhas solidárias e tem seu período de maior atuação durante a Quadra Junina, quando realiza aos domingos um cortejo cultural pelas ruas do bairro.

2 comentários:

  1. muito bom!! seu blog está cada vez melhor, parabés pelos posts!!! um abraço!!!
    wanessa

    ResponderExcluir
  2. Oi Tony, vim aqui te visitar. Gostei do teu blog. Virei aqui mais vezes. Abraços.

    ResponderExcluir