terça-feira, 28 de agosto de 2012

Vereador@s e vereador@s assistencialistas


Há vários tipos de políticos e vários tipos de vereador@s, mas podemos dividir esses últimos em duas categorias principais, de maneira bem simplificada: 1) VEREAD@R ASSISTENCIALISTA e 2) VEREAD@R.
O VEREAD@R ASSISTENCIALISTA é aquele que aterra a rua da sua casa, dá remédio pra sua receita, consegue um emprego pra seu primo desempregado, consegue um leito pra sua mãe doente, dá uma dentadura pra sua avó e um óculos pra seu avô, etc., etc. É chamado assistencialista, pois “assiste” suas necessidades imediatas.
Porém qual é o problema desse tipo de veread@r??
É que durante 4 anos ele (o VEREAD@R ASSISTENCIALISTA) cobra tudo que lhe deu, com juros e correção monetária! Não vota na lei que aumenta a verba pra saúde pública que atenderia sua mãe doente; não aprova o orçamento que iria levar mais verba pra escolas públicas onde estudam seus filhos e os filhos de seus vizinhos; é favorável ao prefeito quando esse quer aumentar a passagem de ônibus e você e seu avô míope é que vão ficar sem grana para condução; apoia o prefeito quando esse manda bater em camelôs e outros trabalhadores, que ficam sem trabalho e renda, igual o seu primo desempregado; etc., etc.
E o segundo tipo, o VEREAD@R, como é? Esse é o PODER LEGISLATIVO da cidade. É responsável por criar leis para todos (por isso é legislativo = leis). Leis que atendam a todos os moradores da cidade (e não lei de dentadura pra um ou óculos pra outro). Ele deve criar leis que atendam a todos os cidadãos e que garantam investimentos públicos na saúde (pra que você não precise ficar mendigando leito em hospitais), na educação (pra que seus filhos e os filhos de seus vizinhos tenham boas escolas), geração de emprego e renda (pra que haja concursos e empregos para todos e não só pro seu primo na época da campanha eleitoral!), que tenha saneamento básico (pra você não ficar recebendo restos de construção como aterro na época de campanha!). Ele deve fiscalizar a atuação do prefeito, verificar os orçamentos propostos, fiscalizar o gasto público para que seja direcionado para onde deve ser, para os mais necessitados!
Ele não é assistencialista, pois não vai “assistir” seus problemas imediatos, mas pode legislar para que a cidade seja melhor o tempo todo (não só durante as eleições) e para todos (não só para a sua família)!
E o seu candidato a veread@r é de qual tipo?
E não adiante me dizer que todos são iguais e tudo é uma merda mesmo, pois na hora você vai votar em alguém de qualquer forma, e toda a coletividade vai depender dessa sua escolha!
Você vai ter que escolher! Os nossos políticos são também de nossa responsabilidade! São também retrato do que somos, nós eleitores e cidadãos brasileiros!
Dizer que todo político é ladrão não resolve muita coisa, afinal, fomos nós que os colocamos no poder! Não foi??

Nenhum comentário:

Postar um comentário