quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O voto nulo em Belém


Compreendo e respeito a opção de muitos de meus amigos que optaram pelo voto nulo. Refiro-me àqueles que têm essa opção como uma alternativa política consciente, tais quais os colegas Anarquistas, por exemplo. De outro lado entendo perfeitamente que as lutas importantes TAMBÉM se dão no campo da práxis, nos movimentos sociais, nos sindicatos, na casa, na luta estudantil, na rebeldia da juventude, no campo da cultura, na contracultura, nos bares, nas “occupy”, na rebeldia comportamental, etc. Ora sabemos que política está em todos os lugares. Porém sei que o campo da política institucional (oficial) também é importante!! E muito!! Belém viveu e vive 8 anos de governo medíocre, acusado inúmeras vezes de corrupção, antipopular, repressor das categorias mais necessitadas e trabalhadoras (a exemplo de ambulantes, trabalhadores da saúde, do transporte alternativo, estudantes, etc.), sem contar o obscurantismo cultural e artístico ao qual ficou isolada a cidade nos últimos anos. 
Temos a chance de construirmos uma boa cidade às vésperas dos seus 400 anos. Uma administração com participação popular e apoio de grande parte da população pobre, que já teve no governo de EdmilsonRodrigues um dedicado representante. De outro lado há os candidatos da elite fragmentada, todos com cara de bons moços, de cordeiros, mas que no fundo representam um mesmo projeto de cidade: excludente e antipopular. Eles têm o capital, muito espaço na TV, apoio dos grandes meios de comunicação local (mesmo que divididos) e, além disso, na possibilidade de um 2º turno estarão todos juntos contra um inimigo comum: o povo e seus candidatos! Daí que a hora da mudança é agora, no primeiro turno!! 
Neste sentido é mais que necessário a luta unificada (mas sempre crítica) por uma mandato das esquerdas de fato! É necessário não só votar em Edmilson Rodrigues, mas eleger vereadores que deem sustentação política pra seu mandato! Lembremos que os vereadores podem barrar ou acelerar mudanças na cidade, de acordo com o seu posicionamento junto ao executivo. Um prefeito isolado, mesmo com boas intenções não pode fazer muita coisa. 
Fico a me perguntar se num contexto desses votar nulo não é se omitir da possibilidade de mudança pra melhor. É irreal que o voto nulo na atual cojuntura vá ser um voto de protesto efetivo, NÃO TERÁ EFEITO POLÍTICO PRÁTICO. Veremos mais adiante, no dia do resultado das eleições, que essa rebeldia (em alguns casos infantil e desavisada – repito: EM ALGUNS CASOS!!!) pode representar um atraso efetivo no processo de mudança! Daí que defendo o voto!! E não se trata do “voto útil”, mas um voto consciente e direcionado a candidatos populares e de esquerda! Voto Edmilson Rodrigues por acreditar na mudança, voto nos vereadores da coligação PSOL, PSTU e PCdoB. Não me omito de lutar pela cidade que queremos! Eu voto em “Belém nas Mãos do Povo” (PSTU / PSOL / PC do B)!!!

Um comentário:

  1. Olá
    Importante saber da sua opinião e respeito ela. Com base nisso, compartilho a minha:
    Analisando a realidade política de Belém, a probabilidade de eleição de um vereador filiado a Edmilson Rodrigues é baixa. Muito provavelmente ele será eleito, mas será difícil ele ter seus projetos aprovados pela discordância com partidos. Gostaria de saber sua opinião a respeito. Envie-a para o meu e-mail: hailton_50@hotmail.com
    Muito obrigado
    Abraço

    ResponderExcluir