terça-feira, 5 de outubro de 2010

Filosofia da Canalha, dentre outras asneiras!

Uma vez um grupo de amigos e eu, “A Canalha”, fomos acusados de sermos apenas um bando de gente bêbada que não refletia sobre coisas importantes (o que era a mais absurda verdade, diga-se de passagem!). Foi pensando nisso que resolvi escrever um manifesto na época, retrucando tais afirmações infames. Coloco-o novamente para a comunidade, já que o “Bloco da Canalha: a vil ralé que cospe no chão!” está preste a fazer sua primeira feijoada, dia 16.
Alguns aqui já leram a historia do Bloco em crônica anterior. Eis um pouco da Canalha!

"Ensaio de Filosofia Profunda

A Canalha e os profundos questionamentos da atualidade.

Uma acusação muito comum que pesa sobre a Canalha seria seu suposto vazio teórico e vago posicionamento político. Para muitos a Canalha não passa de um grupo de jovens transviados, transvertidos e retardados em seu próprio tempo histórico – juventude javali, como diria Tom Zé.
Um grupo que só desenvolve atividades de caráter efêmero e sem consistência filosófica. “O que é a Canalha?”, perguntam provocativamente críticos de todas as vertentes. Um bando de pessoas sem consistência em suas idéias e projetos, respondem os mesmos.
E dizem mais: em um mundo de grandes questionamentos e grandes acontecimentos a Canalha não se posiciona frente aos temas da modernidade:
Qual o posicionamento da canalha frente ao 11 de setembro?
Qual seu posicionamento frente à guerra do Iraque e ao assassinato de Sadan?
Qual seu posicionamento frente à questão Palestina, ou a questão do governo Morales?
Outros questionamentos são mais filosóficos:
O que pensam os canalhas sobre a pós-modernidade, qual seu posicionamento frente à história como meta-discurso, do mundo como realidade discursiva e não material; qual seu posicionamento sobre o existencialismo de Sartre ou a arqueologia de Foucoault, etc e etc.
Creio que tais críticas vêm de grupos sociais conservadores e anti-revolucionários que desconhecem o papel desempenhado pela Canalha no mundo moderno, grupos que a pensam como movimento monolítico, homogêneo e raso.
Considerando tais questões resolvi neste breve texto lançar a idéia de uma revista da Canalha para que seus pensamentos possam ser divulgados aos quatro cantos e também no mundo quântico. Proponho como nome “Revista de Estudo Avançados da Canalha” e que tenha como tema a discussão de assuntos profundos.
Como proponente aproveito para indicar alguns temas de filosofia profunda que acredito que poderão ser discutidos pela Canalha nesta revista:
Temas de filosofia profunda:
1 Que é um poço?.
2 Sobre abismos e lugares baixos.
3 Cair num bueiro dói?
4 Buracos de tomada: colocar ou não o dedo nelas?
5 Bago de farinha em buraco de dente dói? (este um tema regionalista!)
6 O mundo na perspectivas dos anões.
7 Existe um mundo subterrâneo?
8 A sociedade das minhocas.
9 Homens das cavernas.
10 Por que quando morremos somos enterrados e não jogados pro ar?
11 Existem buracos aéreos?
12 É escuro dentro de um buraco negro?
Etc.
Esses são alguns temas que poderemos discutir com desenvoltura e, como os títulos já demonstram, são temas profundos ou pelo menos pouco altos.
Espero a respostas de meus companheiros canalhas para o início de mais essa empreitada de sucesso editorial.
Para finalizar proponho que tais assuntos sejam discutidos e debatidos entre os canalhas nos bares da vida, onde os temas de filosofia profunda sentem-se mais a vontade para fluir, afinal, se tem uma coisa que todos concordam sobre a Canalha, sejam os detratores,sejam os adeptos, é que a canalha não passa de um bando de cachaceiros”

Idos de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário