terça-feira, 19 de outubro de 2010

Declaração de Voto, 2º turno.

Confesso que apoiarei o PT com reservas neste segundo turno. É difícil engolir, por exemplo, que Almir Gabriel (Governador na época do massacre de El Dourado dos Carajás) esteja de mãos dadas com a Governadora Ana Júlia. É duro engolir a ligação com o prefeito medíocre, populista e autoritário de Belém, Duciomar Costa.
No primeiro turno me mantive totalmente crítico ao governo do PT, sobretudo no Pará. Tenho muitas reservas, e, caso a Governadora Ana Júlia venha a se reeleger, manterei a mesma postura. Porém pra quem lembra dos 12 anos de governo do PSDB no Pará, que coincidiram com os anos do governo FHC em parte, quem não tem memória curta, não pode, ao meu ver, se omitir de escolher um lado, mesmo que este lado não seja o ideal.
Sou totalmente adepto da postura do PSOL de considerar que a luta mais importante está nos movimentos sociais, e que são estes que devem ser fortalecidos. Isso seria muito mais importante do que a ascensão ao poder institucional (Governo do Estado ou do Brasil). Mas como entre a intenção e o gesto há um longo caminho, corro o risco de escolher um lado das propostas existentes. Mantendo o compromisso de seguir crítico mesmo às políticas do Partido dos Trabalhadores.
Sendo assim, declaro meu voto no segundo turno: voto em Ana Júlia e em Dilma e sou convictamente opositor ao retorno do PSDB, seja no governo Federal seja no Estadual. Da mesma forma entendo que não é momento de nos omitirmos, na medida em que o voto nulo não representa, no presente instante, nada mais que uma rebeldia infértil.
Prefiro manter-me fiel a uma postura crítica e propositiva do que à proposta de não fazer nada em momento tão crítico.
Tony Leão da Costa.

2 comentários:

  1. "rebeldia infértil..." hum... tem esse lado... tbm dou valor aos mov. sociais...

    ResponderExcluir
  2. Não que eu ache que o voto nulo em si, em sua essência, seja algo infértil, mas no caso paraense, no segundo turno em particular, tendo em vista a vantagem de Jatene sobre Ana Júlia, votar nulo pode significar a vitória do PSDB.
    Eis a questão!!

    ResponderExcluir