sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Twitter e a política.

Não tenho muito a dizer hoje. Só quero reafirmar o poder dos meios de comunicação de massa via internet. Ontem o twitter bombou com o primeiro debate na TV RBA (Belém-PA) para governador do Estado. O candidato do PSOL, Fernando Carneiro, que até então era um dos candidatos menos conhecidos, tornou-se rapidamente no twitter um dos mais citados no Brasil.
Fenômeno parecido ocorreu no primeiro debate para presidente na TV Band. Lá o grande citado foi Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL também, que até então era quase desconhecido para a maioria dos brasileiros.
Lembro que até antes da proibição efetiva da “boca de urna” a eleição se dava na rua. Muitos indecisos decidiam seu voto pela conversa com amigos na frente da zona eleitoral ou pelo “santinho” com o número do candidato, dado em cima da hora. Pelo que vi ontem o twitter tomou entre os internautas esse lugar! Mas a questão é saber até que ponto o veículo novo pode mudar algo, já que as pessoas são as mesmas, a hegemonia do pensamento conservador continua a mesma?!
Independente disso parece-me que estes meios têm um grande potencial principalmente para partidos que não têm espaço ou têm pouco espaço na mídia tradicional (TV e Rádio) e para movimentos sociais totalmente excluídos nos meios hegemônicos de comunicação. As eleições têm mostrado isso até agora. Mas ainda não sabemos até onde vai este potencial.
Não sabemos se no campo da política institucional isso vai se transformar em votos para os partidos de esquerda. Para os movimentos sociais como o MST, Mov. de atingidos por Barragens, etc. o twitter tem se mostrado uma importante ferramenta, aparentemente.
Até aqui parece ser um instrumento independente, livre dos oligopólios midiáticos. Será?
Deixemos pra concluir isso no fim das eleições!

3 comentários:

  1. acho que esse processo é tão longo que não consiguiremos fazer uma boa análise já no fim das eleições. Quantas pessoas têm acesso à internet no Brasil? e dessas, quantas escrevem, debatem e formam opnião por esse meio de comunicação... acho que é um número muito pequeno ainda e quando for um grande número de pessoas, como será essa internet? precisamos lutar por uma reforma dos meios de comunicação urgente no Brasil, temos exemplos de outros países da america latina, enfim...

    ResponderExcluir
  2. Vc têm razão não há um número grande de pessoas na internet a ponto de podermos dizer que há uma democratização profunda. TV ainda é o meio de comunicação que todos ou quase todos têm acesso. Mas, mesmo considerando isso, essas novas mídias, como o twitter, etc, trazem a possibilidade pelo menos para as pessoas que acessam a net de se comunicar fora do âmbito dos grandes oligopólios. Mas o processo é recente ainda, falta muito pra sabermos onde isso vai dar.

    ResponderExcluir
  3. sabe, tenho um pouco de medo dessas tecnologias, sempre fico imaginando que estão nos preparando para um futuro mercado de trabalho muito próximo e que pode nos tornar autômatos em nossas proprias criações...como crianças que desenham no computador e apagam o que não gostam com uma borracha, perdendo a incrível experiência de transformar o erro do desenho.Mas qd não foi assim? Não quero pregar guerra às máquinas e tecnologias.

    ResponderExcluir