segunda-feira, 11 de abril de 2011

Um ano do MimComigoMesmo!

Pra ver como sou desatento, só agora percebi que este humilde e singelo blog está completando uma ano de existência. Que coisa louca!
Lembro que resolvi fazer esse blog ano passado, após o fracasso na criação de outro blog que tinha um caráter mais acadêmico, ou semi-acadêmico. Estava em Porto Alegre, passando uma temporada de três semanas. Num belo dia, possivelmente de ressaca de tanto ir pra Cidade Baixa encher a cara – os dias de ressaca têm a vantagem de nos fazerem pensar – resolvi criar o blog e comecei a escrever temas gerais.
Comecei falando do próprio bairro boêmio porto-alegrense da Cidade Baixa e de como eram gostosos os “Xis” que eram vendidos naquela cidade. Uma espécie de matéria boêmio-turística podemos dizer...
Depois disso continuei minha jornada pra São Paulo e depois pro Rio de Janeiro e fiquei um tempinho sem escrever. Quando voltei pra Belém em maio de 2010 retomei o blog, tanto é que o primeiro mês, abril de 2010, só tem quatro textos. Depois disso peguei gosto na história de escrever no blog.
Tempos mais tarde fiquei conhecendo o termo “blogueiro”. Não sabia que existia isso não. Eu que sempre me vi como um comunista, no mínimo socialista, agnóstico, poeta, historiador, boêmio empedernido, morador da Terra Firme, tocador de barrica do Boi da Terra, pertencente ao Bloco da Canalha, etc., de repente me vi também como um blogueiro.
Confesso que no início não gostei muito não. - Que Mané blogueiro o que rapá! Pensei cá com os meus botões. Mas, depois de certo tempo, percebi que o blogueiro é na verdade um escritor, como outro qualquer. Existem bons e maus escritores – eu não sei em qual categoria me encontro – e existem maus e bons blogueiros – também não sei a qual pertenço...
Seja com for, podemos dizer que o blog é um instrumento democrático para as pessoas colocarem seus textos, imagens, músicas, informações dos mais variados tipos, etc. Em algum momento disso as pessoas escrevem o que estão fazendo.
Ouvi alguém falar uma vez que essa história de blogs e redes sociais de maneira geral tem a vantagem (dentre outras) de possibilitar que muitas pessoas que não escreviam, escrevam! Não que isso seja bom necessariamente, afinal a humanidade passou mais tempo sem conhecer a escrita do que conhecendo. Mas supondo que isso tenha alguma vantagem (pelo menos pra quem escreve e pra quem lê) esses espaços virtuais acabaram possibilitando uma maior participação das pessoas que antes por uma série de motivos não escreviam ou não liam.
É obvio que a internet ainda precisa ser em muito democratizada. Quantos milhões e milhões de pessoas no mundo nem sabem o que é isso?! Obviamente que a maioria!
Porém se compararmos, por exemplo, com a TV, o radio e impressos de todos os tipos ficará claro que é infinitamente mais fácil fazer um blog do que ter acesso a estes meios. Eu, por exemplo, publico meus textos e poemas aqui, alguns muito críticos com certos valores de nossa sociedade, será que teria espaço para fazê-lo em outro meio mais tradicional?...
Mas voltando a trajetória do blog. Depois de certo período criei um twitter, que funciona como uma espécie de par do blog. Coloco textos aqui e divulgo no twitter. Achei genial esta parceria. E acabei recebendo outra identidade: twiteiro!
Gosto dela também, gosto de todas minhas identidades virtuais e sinceramente acho que o mundo virtual é muito real!
Se o século XX foi o século da expansão da imagem, da percepção de entendimento do mundo muito mais pela imagem do que por outros sentidos, o século XXI parece ser uma expansão disso, expandimos nossos sentidos pra dimensão virtual. Conhecemos pessoas que nunca vemos pessoalmente, falamos com pessoas que não sabemos como são, temos uma geografia de relações, uma morfologia de contatos que não estão em nosso cotidiano físico, mas são tão reais quanto qualquer outro tipo de relação.
Um ano depois do blog feito acho que está valendo à pena. Considerando que sou um homem de poucas posses, e provavelmente continuarei sendo, agarro-me às posses espirituais, pois acredito que são elas que valem realmente à pena. O que tenho, portanto, são meus livros, meu blog, minhas músicas e poemas pouco conhecidos, meus devaneios, minhas elucubrações telúricas e etílicas, meu cachorro chamado Franz Kafka (Kaf para os íntimos - ele parece com uma barata!), meu café que tomo todas as tardes (da mão de minha querida mãe), meus heróis que morreram de overdose, meus amigos mais chegados e nossas transações no mundo da cultura popular, minha produção intelectual que tanta ser sistemática e se adaptar à academia, alguns trocados pra dar garantia e meus “seguidor@s” virtuais...
E quero agradecer a cada um de meus poucos mais valentes seguidor@s. Quero agradecer em particular àqueles que deixam seus comentários vez por outra. Como blogueiro obviamente gosto muito quando meus amig@s virtuais comentam as coisas que escrevo ou informo.
Algumas destas pessoas eu já conhecia e convivo pessoalmente, outras eu conheci exatamente neste mundo virtual, outras conheci pessoalmente depois de conhecer aqui, outras mantenho contato apenas virtual, outras já conhecia de outras jornadas e reencontrei aqui. Alguns moram em minha cidade outros em outros estados e outros nem sei onde moram.
Para tod@s agradeço a visita e companhia e deixo um abraço caloroso (que seja virtual e real).
E vejamos o que rola, quem sabe o “MimComigoMesmo!” não dura mais um ano, não é mesmo!
Por fim esclareço que por falta de recursos não faremos sorteio de prêmios e shows comemorativos junto aos nossos seguidor@s. Contudo, prometo que se nos cruzarmos nos botecos da vida, pago uma cerveja a cada um de vocês.
Mas para um de cada vez, podem cobrar!
Sarava!

4 comentários:

  1. Gostei. Nunca pensaste em escrever uma crônica, não? Congratulations =)

    ResponderExcluir
  2. Ahh valeu Li, gosto muito do teu blog também, de vez em quando o visito.
    Quanto à crônica, isso não é uma não? Eu pensei que era rsrs
    Bom, mas vc que é a especialista, se tá dizendo que não é eu acredito rsrs.
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Sempre que posso venho aqui para ler e rir muito com os teus textos. Acho que o forte do teu Blog é que ele une informação com bom humor, isso é a tua cara.
    Já havia te falado antes e volto a repetir: Depois de ler os teus textos eu também quis tentar escrever um Blog.
    Não escrevo tão bem, mas com o exercício a tendência é melhorar. Porém se piorar, não tem problema, me candidato a uma vaga de redator dos programas "Metendo Bronca", "Barra Pesada" e "Balanço Geral".
    Já ia esquecendo, vou cobrar a cerveja.

    ResponderExcluir
  4. Ida, tenho certeza que se tiovesse pessoas como vc nesses programas eles melhorariam infinitamente. Também sou um freqüentador de teu blog. Continue, e não esquece que quando melhora muito estraga rsrs.

    ResponderExcluir