terça-feira, 5 de abril de 2011

Ainda sobre Belo Monte

Como tod@s já devem estar sabendo a OEA, em nome da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), enviou carta ao governo brasileiro solicitando a suspensão imediata do processo de licenciamento de Belo Monte e da execução da obra. Com justificativa de “garantir a vida e a integridade pessoal dos povos indígenas”. O governo brasileiro reagiu com "perplexidade" (aqui).

Mas mais perplexos mesmo estão os movimento sociais pela cara-de-pau do governo que sistematicamente tem passado o rodo nos interesses dos grupos que serão atingidos pela barragem.
Para acompanharem explicações políticas e técnicas melhores que as minhas indico o blog do Procurador da República no Pará Felício Pontes Jr. (Belo Monte de Violências) e seria bom que tod@s pudéssemos segui-lo via twitter (@FelicioPontesJr). Também indico que acompanhem o site do Movimento Xingu Vivo Para Sempre (aqui).
O site do Ministério Público Federal/Procuradoria da República argumenta que a decisão da OEA é muito próxima das argumentações que o próprio Ministério Público tem tomado nos últimos tempos para agir contra Belo Monte (veja).
Aqui coloco para tod@s um vídeo feito pelos próprios indígenas mostrando a maneira que o governo age no sentido de aprovar na marra a construção de Belo Monte, sem respeitar os interesses dos grupos atingidos, sem ouvi-los e usando subterfúgios vergonhosos.
O vídeo fala de como a FUNAI diz ter feito as oitivas indígenas no caso de Belo Monte, mas como fica claro pela fala dos próprios indígenas, isso não ocorreu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário