quinta-feira, 7 de abril de 2011

Será que o massacre de hoje vai nos fazer lembrar de outro massacre em outro abril?

O massacre do Rio levou à condição de “herói” um polícial que cumpriu o dever elementar da carreira... Nada contra o policial, nem se quer o conheço. Não duvido de seu heroísmo no ato de hoje, na tentativa de salvar crianças barbaramente mortas por outra pessoa.
Ele, ao que tudo indica, agiu com coragem e cumprindo o que é seu dever profissional. Está obviamente de parabéns por isso.
Contudo, não quero discutir este massacre. Disso as manchetes de jornais, as TVs, tudo, estão com farto repertório de choros de mães, detalhes técnicos de especialista, etc, etc...
Quero apenas falar do "heroi" em sentido abstrato - não este policial herói em particular. Este fato é importante aqui apenas para lembrar como a mídia e o Estado(e o povo também) recorrem sempre à figura do "herói".
Temos heróis de todos os tipos e tamanhos, presidentes da república e princesas que “salvaram” os escravos. Curiosamente em fatos contrários (de não heroísmo de quem deveria ser "herói", deveria?) não temos a mesma energia em condenações pública à corrupção ou abuso do poder...
Criamos heróis com facilidade, mas quando a polícia mata, tortura, massacra, etc. não vemos a mesma agilidade do Estado em punir.
Sim! Eu sei que nem toda a polícia é corrupta e age fora da lei, sei que tem maus profissionais em todas as profissões - isso é o obvio, não é! - Isso é o obvio! Então considere-se já dito aqui!
Mas como ia dizendo, criamos "heróis" a torto e a direito...
Talvez seja por que o “herói” tem como tarefa eliminar os conflito social, e o vilão exibi o. Não gostamos de conflito por isso calamos frente ao crime praticado por quem deveria defender!
Calamos com a corrupção da polícia, com massacres praticados pela polícia, pois é mais fácil eleger heróis, que punir criminosos!
Louros e louvores pra quem pratica o dever com seriedade e honestidade, chamemo-os até de "heróis", não me incomodo não! Até apoio! Bola pra frente! Mas, punição pra quem deveria proteger o cidadão, todos os cidadão, qualquer cidadão, mas age na forma do crime!
São centenas de exemplos deste segundo caso (o abuso do poder, o crime, o massacre, a violência contra pobres e negros e índios, etc.) milhares, sei lá - talvez seja até por isso que quando um agente da lei age como deveria agir, seja tão festejadamente "heroizado"!

Assim, termino com a mesma pergunta que comecei: Será que o massacre de hoje vai nos fazer lembrar de outro massacre em outro abril?

Nenhum comentário:

Postar um comentário