segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Manual de como chegar e sobreviver na Amazônia.

Recentemente no twitter vi que alguém, realmente não lembro quem, havia feito uma manualzinho de como ir para a Amazônia, as vacinas que deveriam tomar, como chegar aqui e ali, o cuidado com os jacarés, etc.
Ora de fato, creio que seja bem interessante manuais turísticos para qualquer lugar do mundo. Por exemplo, às vezes que fui às grandes cidades do Brasil, senti falta de saber as vacinas que tinha que tomar, onde conseguir ou não craque, etc. De fato até hoje não sei quais as endemias que existem nestas regiões, mas sobrevivi, afinal, não sou nenhum idiota.
Mas o que me chamou a atenção mesmo foi a visão idiotizada da Amazônia. Aquela estereotipada, homogeneizadora, exótica, etc. que coloca tudo com uma grande floresta cheia de animais exóticos e selvagens... o que não deixa de ser (também!) verdade, obviamente.
Fiquei pensando então num outro manual, que serviria muito bem pra Amazônia, uma das tantas Amazônias dentro da mesma região. Um dos manais possíveis seria muito simples e qualquer idiota de qualquer parte do país e do mundo poderia seguir, tanto que fosse minimamente alfabetizado. Poderia ser assim, por exemplo:
“Pegue um avião na sua cidade de origem. Desça em Belém ou Manaus. Ao sair do aeroporto internacional destas cidades, pegue um taxi. Dê o endereço para o taxista e vá para o hotel (mas não use frases do tipo: ‘mim ser homem branco, você ser...’). Cuidado para não ser assaltado quando estiver de bobeira fotografando a cidade e olhe para os dois lados antes de atravessar as ruas, para não ser atropelado por carros, jacarés ou botos!”
Bom, mas como disse, este é um dos vários manuais possíveis para uma gigantesca região do globo que é heterogênea, multiétnica, multicultural, multinacional, etc.
Se quiserem outros roteiros procurem na internet, ficarei neste por hora!
Contudo, convido todos a virem conhecer a Amazônia, mas com cuidado e muita calma, pois, como diria a música do grupo Mosaico de Ravena:
“Quem quiser venha ver, mas só um de cada vez, não queremos nossos jacarés, tropeçando em vocês...”



PS.:

Pensei que estaria claro no texto acima que eu não estou dizendo que todos os sulistas ou sudestinos ou pessoas de outras regiões são idiotas e têm algum tipo de preconceito sobre a Amazônia. Pretendo dizer apenas que há muito preconceito e desconhecimento contra a Amazônia por muitas pessoas (não todas obviamente!) de outras regiões do Brasil, mas não só por eles, mas por muitas pessoas no mundo todo.
Porém, como uma amiga disse que meu texto pareceu excessivamente bairrista e regionalista (creio que ele tenha razão nisso), quero deixar claro que não se trata disso: não estou usando termos como “todos”, refiro-me a muitos casos, mas nunca a “todos”.
Neste sentido corrigi o texto eliminando palavras que pudessem aparentar alguns tipo de resposta preconceituosa a outros preconceitos.
Aqui estou criticando única e exclusivamente aquelas visões muito preconceituosas e rasteiras sobre a Amazônia e sua população. São estas visões preconceituosas que devem ser criticadas e é exclusivamente a elas que lanço a ironia do texto acima. Não pretendo revidar preconceito com outro tipo de preconceito e generalização. Isso seria no mínimo um bairrismo idiota. Que fique bem claro isso.
É obvio que a Amazônia é espaço muito pouco conhecido por muitas pessoas, inclusive pelos próprios amazônidas, em muitos casos.
Assim, agradeço à critica construtiva lançada ao texto.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Tony! Não me senti ofendida desde o primeiro texto, só pra constar...rsrs.

    ResponderExcluir