quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sobre reportagem da Rede Globo sobre a Amazônia urbana!

Finalmente uma reportagem sobre a Amazônia que mostrou a fala dos agentes (pesquisadores, políticos, etc.) da região! Geralmente escolhe-se um intelectual de fora quando existe uma produção científica local muito importante. Nada contra os pesquisadores de fora, mas deve-se (re)conhecer os pesquisadores do NAEA (UFPA), UFAM, Mus. Goeldi e tantos outros centros de produção acadêmica sobre a região, na/da região.
Lembro que é a segunda vez que a Globo dá uma dentro em relação a Amazônia (e olha que a priori sou sempre contra esta emissora conservadora!). A primeira vez, que lembro, foi em uma matéria que foi exibida creio que no Fantástico, a tempos atrás, onde o repórter Pedro Bial falava sobre a floresta e aquela coisa toda repetitiva e estereotipada, mas, para surpresa de todos, começou a falar da casa de Benedito Nunes, que pra quem não sabe é um dos mais importantes filósofos do Brasil e da América Latina.
Foi interessante pra desmistificar um pouco aquela visão de Amazônia como apenas e exclusivamente uma floresta ameaças e com caboclos com moto-serra na mão. A Amazônia é isso também, e a questão ambiental é fundamental, mas não é só isso (também): é um espaço de reflexão, de arte, de poesia, de modernidade (é heterogênea como todo lugar!).
Vamos ver se a série da Globo sobre a Amazônia urbana vai mostrar isso também!

Um comentário:

  1. Apenas para complementar o que disse acima: não sou bairrista e não gosto da postura bairrista que vemos muitas vezes pela cabeça dos intelectuais do Pará, do Amapá sobre a cultura da região, etc, etc. Quando critico o fato dos jornais do Sudeste sempre falarem pela boca de agentes externos à região, faço uma crítica à falta de conhecimento sobre o que se produz aqui, sobre a região, por "nativos". Não que o que se produz aqui seja melhor ou pior, mas existe e tem que ser levado em consideração!

    ResponderExcluir