sexta-feira, 23 de julho de 2010

"Alô nação jurunense!"

Ainda não fiz nenhuma indicação de leitura neste blog, até mesmo porque ultimamente tenho lido muito mais coisas acadêmicas (e ás vezes um pouco chatas!) do que coisas literárias (e supostamente mais prazerosas). Mas faço agora.
Quem tiver interesse em ler um excelente trabalho antropológico sobre a cidade de Belém de uma maneira geral, mas mais especificamente sobre um dos bairros mais populares da cidade (populares em todos os sentidos possíveis), o Jurunas, não perca tempo em recorrer a “Vem do bairro do Jurunas” de Carmen Izabel.

É fruto de uma tese de doutorado, mas de uma maneira geral, se vocês puderem suportar uma ou outra discussão mais teórica e especializada, tem uma linguagem muito gostosa.
Fala sobre a história do bairro, as manifestações da cultura popular e da religiosidade popular, e principalmente do cotidiano e das sociabilidades dos migrantes (pessoas do interior do estado que moram no Jurunas) na sua luta por conquistar a cidade!
Obviamente que não poderia deixar de falar da maneira jurunense de ser no mundo, afinal como todos sabem (aliás, todos de Belém) o Jurunas é uma “nação” e não um bairro! Tem destaque especial a vida cultural do bairro, as festas e o carnaval, onde se realça o “Rancho não posso me amofiná”, mais antiga escola de samba de Belém e a 4ª mais antiga do Brasil!
Boa leitura a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário