quarta-feira, 7 de julho de 2010

Seria muito bom se o caso do assassinato de Eliza Samudio, que a que tudo indica foi mesmo assassinado pelo goleiro do Flamengo – pelo menos é o que parece até agora! – fosse tomado pela grande imprensa como mais um dos milhares de casos de agressão de homens contra mulheres. Ou seja, mais um caso de expressão, pela violência física, do patriarcalismo de nossa sociedade.
Não é um caso importante por envolver um jogador famoso e sua amante bonita e mãe recente, é importante por ser mais um caso que ficou famoso, dentro de um contexto comum, cotidiano de violência contra as mulheres!
Deve servir como motivo de amplo debate na sociedade, sobre o patriarcalismo, sobre o machismo e sobre a violência domestica cotidiana, e não como assunto de programas de fofoca de celebridades!
O foda é esperar isso desta imprensa moralista, machista e espetaculosa (sociedade de espetáculo em pessoa) que nós temos!
É esperar pra ver!

Um comentário:

  1. Pois é...nem mesmo os dados sobre violência contra mulher são divulgados nas reportagens, não há nenhuma tentativa de explicitar que esse não é um caso isolado! Outra coisa que assusta, nenhuma discussão sobre o aborto. afinal, ela tomou remédios abortivos ou não, sei lá,não é esse o cerne da questão, mas o assunto foi colocado como apenas mais um aspecto do caso. De fato, muito conveniente que num país onde o aborto é tratado como um problema individual da mulher que o realiza e ainda é proibido, tudo isso apareça e a coisa mais importante que a mídia tem para dizer é que as crianças perderam seu "ídolo"! ainda temos as magníficas considerações do renomado antropólogo Roberto DaMatta...

    ResponderExcluir