quarta-feira, 7 de julho de 2010

Filosofia de banheiro.

Estava eu remexendo algumas fotos minhas de São Paulo, da primeira e última vez que estive lá, e achei uma foto curiosa, que tirei em um bar de vanguardinhas, na frente da PUC-SP, no bairro de Perdizes, um bairro bem burguês, diga-se de passagem.
Bom como todos sabem SP é a megalópole brasileira, e, quiçá, a megalópole latino americana. Terra de milhares ou milhões de migrantes, muitos destes nordestinos – mas de fato gente do mundo todo. Terra de vanguardas da Rua Augusta e da Av. Paulista – confesso que prefiro a Lapa no Rio de Janeiro.
Mas, independente disso SP é uma cidade cosmopolita e, como toda cidade cosmopolita, é também anti-cosmopolita: ou seja é xenofóbica em muitos aspectos.
Mas SP pode ser tudo ao mesmo tempo: xenofóbica, racista, regionalista, machista, etc. e tals. É exatamente isso que a foto me mostra. Uma foto de parede de banheiro masculino, que diz muito... mas, ouve muito também...
Deixo que vocês, poucos e bravos seguidores deste blog, criem as suas próprias opiniões.

2 comentários:

  1. Carlos Lyra disse bem na voz de João Gilberto: "Maria Ninguém,
    É um dom que muito homem não tem." Deve ser por isso que essa pessoa assina Maria Alguém, pq sabe que é e pq sabe que fez muita diferança ao responder a um "Zé Ninguém" que só soube reproduzir o machismo, o preconceito regional, bizarro no Brasil...ainda fez gracejos artísticos e perspicazes. Que tod@s @s "Marias Alguém" possam dar repostas aos "zés Ninguém e aos Zés que se dizem alguém tb!

    ResponderExcluir