domingo, 25 de abril de 2010

"Xis" gaúcho.


Uma das melhores invenções de Porto Alegre, ou do Rio Grande do Sul, em minha opinião, são os "xis" que podem ser comprados em qualquer botequim ou lanchonete de esquina. Têm todos os tipos de "xis" (falados e escritos desta forma mesmo!): Xis calabresa, xis frango, xis estrogonofe, etc., etc.
Mas pra mim a melhor invenção gaúcha mesmo, quiçá a melhor invenção da história da humanidade - em termos de comida que é gostosa, mas não faz bem à saúde - é o xis coração (de frango).
Não sabia que existia algo assim, ao comer fiquei apaixonado. Trata-se de um pão grande, que não sei qual é o nome, com recheio de ovo frito, maionese com milho e ervilha, alface, queijo, que é na verdade o tal do "cheese" que deu origem ao "xis" (eis ai o xis da questão!), e muito coração de frango frito na chapa. Em alguns lugares vem tanto coração que sobra para fora do pão. É praticamente um almoço ou jantar. O turista desavisado que chega a Porto Alegre com intenção de comer um "xis" qualquer pensando que vai comer um pãozinho com recheio que dá pra um lanchinho, vai ter uma surpresa dado o tamanho do dito cujo.
São as peculiaridades locais. No Rio gostei muito do não menos nocivo churrasquinho de camarão frito no óleo de mais de mês, em Belo Horizonte os cardíacos podem se deliciar com o torresmo regado a pinga da boa, e em Belém a curiosidade é a existência de "hot dog" e "cachorro quente" nas banquetas de rua.
Explico: o hot dog é o hot dog mesmo, com pão e salsicha, e o cachorro quente é o pão e carne moída, ou picadinho como chamamos. Quem é de fora não percebe a diferença até que recebe o produto.
Mas voltando à Porto Alegre, o que me deixou surpreso também foi a pizza de coração (de frango). As pessoas comem muito coração de frango na região, coisa que no Norte do Brasil, pelo menos em Belém é bem incomum.
Foi uma grata surpresa.
Melhor que isso, só mesmo tomar a cerveja Polar de um litro enquanto comemos um xis coração.
Tri legal tche!

2 comentários:

  1. O pão com que é feito o xis se chama "pão de xis".
    Rodrigo Weimer.

    ResponderExcluir
  2. Também me apaixonei pelo "xis" da questão!!! Meu estomago terá saudades do Speed.....

    ResponderExcluir