quarta-feira, 12 de junho de 2013

Escola Celso Malcher: novo capítulo do abandono da educação no Pará.

A antiga história da Escola Celso Malcher na Terra Firme entra agora em mais uma temporada de abandono do Governo do PSDB. Já fazem algumas semanas que os alun@s estão sem aula por conta da falta de água, um muro que ameaça cair e o calor infernal por conta da não substituição do sistema de refrigeração da escola. Ontem houve uma passeata no bairro e mais uma vez a SEDUC disse que resolveria o problema. Será? Se formos lembrar da história dessa escola é difícil acreditar. Pois, vejamos!

Há tempos atrás fiz uma postagem sobre essa escola na Terra Firme. Ela foi adaptada em um galpão quente e úmido que antes era usado para jogos de futebol de salão. Pra termos uma ideia a escola era chamada de “presídio” pelos alun@s do bairro. Ela foi inaugurada no governo do PSDB (Se não estou enganado foi na transição do governo Almir Gabriel - PSDB - para seu sucessor e agora novamente governador, Simão Jatene - também PSDB).

Na época eu fui professor da escola e nós, professor@s e comunidade, brigamos muito pra que o governo fizesse uma escola nova. Foram dezenas de reuniões com técnicos, idas à SEDUC, assembleias, etc. Passou-se um bom tempo e o governo colocou a escola no prédio da paróquia de São Domingos de Gusmão. Prédio um pouco melhor do que o anterior, mas alugado. 

Ocorre que o aluguel foi encerrado no final do ano passado e a escola foi transferida para o prédio onde antes funcionava um projeto social da CELPA. O prédio é bonito e aparentemente confortável, mas tudo indica que foi projetado para existência de central de ar.

Com a retirada do projeto social da CELPA daquele lugar o sistema de refrigeração também foi retirado e não foi reposto pela SEDUC. Resultado: calor muito intenso. Os alunos e funcionários reclamam que é praticamente impossível estudar lá. As crianças ficam molhadas de suor, em condição desconfortável e desumana, e os professor@s são acometidos por problemas de saúde constantes por conta de terem que dar aula no calor e na unidade. Além disso, apareceu o problema de falta de água e de um muro que ameaça cair.

A equipe técnica e os professores da escola são muito dedicados e comprometidos com a comunidade, porém tiveram que paralisar as atividades. Parcialmente para algumas turmas e totalmente para outras. Sei disso porque além de ex-professor e morador do bairro, tenho um familiar que estuda na escola!
Em resumo a história de abandono e sofrimento dos alun@s, funcionári@s e comunidade que depende da Escola Celso Malcher no bairro da Terra firme já está entrando em uma década de existência.

A comunidade mais uma vez está organizada e exigindo uma resposta rápida do governo do estado e da SEDUC. A questão é saber se teremos que esperar mais 10 anos para resolverem isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário