terça-feira, 25 de junho de 2013

Carta de apoio do Bloco da Canalha

O Bloco da Canalha, bloco de carnaval de rua do qual faço parte junto com outros 5 valorosos amigos fez uma carta de apoio aos movimentos de protesto no Brasil. Coloco aqui pra registrar:
Carta aberta sobre a luta popular!
"O Bloco da Canalha apoia os movimentos populares que invadem o Brasil e se soma a eles. Não é de hoje que colocamos o bloco na rua, na rua da cultura popular, na rua do carnaval e do riso popular!
Em Belém e no Pará a juventude não tem espaço para o lazer criativo e a arte. As ruas se tornaram espaço do medo e do asfalto quente! Nossas praças não têm artistas de rua valorizados, o boi-bumbá da periferia está em guetos. Skatistas, ciclistas, grafiteir@s, rockeiros, street dancers, hip hop, tribos urbanas em geral são hostilizados e amedrontados pelos poderes constituídos. A juventude negra e pobre é exterminada pela violência! A juventude periférica tem a sua música rechaçada, sofre preconceito da estética do “bom gosto”. Sua criatividade e potencial são castrados ainda pela violência urbana, pela falta de escolas e saúde, pela falta de lazer e arte, pelo abandono da Prefeitura e do Governo do Pará e Federal que pregam a “cultura da paz”, mas não tentam construir junto com o povo uma sociedade da paz e justiça!
Existe uma insatisfação geral na sociedade brasileira e os ativistas da cultura popular e alternativa não podem se colocar alheios a esse momento.
É importante também que lembremos que essa luta é antiga, apesar de tomar formas novas hoje em dia. Existe uma nova geração insatisfeita, mas há também problemas históricos e muitos e muitas lutador@s das causas populares. Esses grupos não são divergentes! A luta é de tod@s! Nunca dormimos!
Juventude, ativistas virtuais e reais, movimentos sociais, sindicatos, partidos de esquerda, trabalhadores sem terra, estudantes, trabalhadores, ativistas culturais, artistas, intelectuais, mulheres, Mov. LGBT, negros e negras, indígenas, religiosos progressistas, mídias alternativas e independentes, etc. a tod@s doem o peso do “sistema”.
No Brasil hoje o “sistema” não é apenas a corrupção dos políticos, é também e fundamentalmente a ação dos “corruptores”. O poder do capital corrompe, as grandes corporações corrompem, o latifúndio corrompe, o judiciário tendencioso corrompe, os políticos conservadores corrompem, a inércia e a apatia corrompem, o fundamentalismo religioso corrompe, o “jeitinho brasileiro” corrompe, a grande impressa mente, manipula e corrompe (Globos, Vejas e Cia.)!
Não acreditem no que nos diz a grande imprensa e a TV! Cuidado com conservadores disfarçados com o discurso da “neutralidade” e do “patriotismo” que cheira a Ditadura Militar!
Esse sistema tem nome e rosto e não nos representa!
É a hora dos artistas marginais, artistas da cultura popular, artistas de rua, artistas da periferia, poetas marginais, batuques e sambas, colocarem o seu bloco na rua!
O carnaval chegou mais cedo esse ano! As ruas já estão coloridas! As mascaras já estão nos rostos dos novos agentes da mudança! Mas todo o carnaval tem seu fim! Temos também que construir uma linda quaresma!

Ass. Coords. do Bloco da Canalha

Tod@s à rua!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário