quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A escola que que foi apelidada de "presídio"

No desfile escolar da Terra Firme o locutor anunciou que está em fase de licitação a construção da Escola Celso Malcher. Será que é verdade ou não passa de mais uma propaganda do governo do estado sendo feita bem antes da obra sequer começar?? Perguntar não ofende! Principalmente em época de eleições.

Comecei e trabalhar nesta escola logo que ela abriu. Era um galpão, onde antes existia uma quadra de futebol de salão. Era quente como o inferno, com paredes de compensado separando as turmas. Quando chovia caia mais chuva dentro do que fora. Para terem uma ideia de como eram as condições do lugar, os alunos das outras escolas do bairro apelidaram o local de “presídio”, o que constrangia muito os estudantes, funcionário e professores do Celso.

Ela foi inaugurada no governo do PSDB (Se não estou enganado foi na transição do governo Almir Gabriel - PSDB - para seu sucessor e agora novamente governador, Simão Jatene - também PSDB). Brigamos muito pra que o governo fizesse uma escola nova. Foram dezenas de reuniões com técnicos da SEDUC, idas à SEDUC, assembleias, etc. Participei de boa parte desses eventos, depois saí da escola. Passou-se um bom tempo e o governo colocou a escola no prédio da paróquia de São Domingos de Gusmão. Prédio um pouco melhor do que o anterior, mas alugado. Graças à bondade do Padre Bruno.

Fora da escola sempre ouvia os boatos: agora vai sair escola nova, já compraram o terreno, já ta com a verba garantida, etc. Nunca vi de fato isso ocorrer! Tomara que ocorra agora.

Mas na melhor das hipóteses, torcendo pra que seja construída uma nova escola no bairro, uma coisa já está clara: O desrespeito do governo do PSDB, sobretudo, pela educação do estado. Colocar crianças do ensino infantil e fundamental num galpão quente e úmido, um “presídio” como foi apelidado, é no mínimo não ter compromisso nenhum com a educação pública!

A eleição está ai. O governo diz que seu candidato à prefeitura de Belém vai trabalhar junto com o Estado, fazendo as mesmas políticas. Será que novas escolas da administração municipal teriam então o mesmo modelo da Celso Malcher caso ganhasse o candidato do PSDB?!

Medo!

Teríamos então novos “presídios” nas periferias de Belém?

Nem sei se a obra vai sair mesmo. Tomara que desta vez aconteça (e já esperamos por mais de 10 anos)!
Ficarei feliz por isso, mas não esquecerei a indignidade de como a educação no Pará é tratada pelo governo tucano!

Espero que os ex-alunos, muitos dos quais ainda me cumprimentam quando me encontram na rua da Terra Firme, pais e professores lembrem disso na hora de votar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário