quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

É isso ai, Bloco da Canalha na área!

Dando continuidade às suas atividades carnavalescas oficiais de 2012 o “Bloco da Canalha: a vil ralé que cospe no chão!” vai realizar neste domingo dia 22 de janeiro sua Feijoada do Bloco da Canalha, juntamente com o Concurso de Marchinhas Carnavalescas do ano 2012, que vai escolher a música oficial do grupo. O evento contará com a participação do músico e compositor Tommil Paixão e da Banda Canalha, que prometem mandar muita música popular, regional e principalmente samba!
Essa é a segunda atividade do Bloco em 2012. A primeira foi a realização da Batucada do Coletivo Canalha dia 13 de janeiro, em homenagem ao aniversario de Belém (dia 12). Durante o período carnavalesco as Batucadas ficarão de férias para os eventos do Bloco, que ocorrerão dias 22 de janeiro, 05 e 12 de fevereiro no Bar The Beatles, mas em março elas voltarão a ocorrer!

Sobre o Bloco da Canalha:

O “Bloco da Canalha: a vil ralé que cospe no chão!” surgiu meio que como brincadeira. A “Canalha” era um grupo de amigos que se encontrava nos bares ao redor da Universidade Federal do Pará em idos dos anos 1990. Quase todos eram do curso de história e viviam o clima cultural da vida universitária. Por influência das aulas de historia, liam historiadores como Hilmar Matos e, parafraseando os termos que a elite do XIX utilizava para se referir à ralé, costumavam brindar nos bares da redondeza do campus com frases de efeito do tipo: “um brinde a vil ralé que cospe no chão”, “um brinde à canalha, às classes perigosas”, etc. Com o passar do tempo o grupo passou a ser conhecido como “A Canalha”.
Em 2007 o mesmo grupo de amigos criou o "Bloco da Canalha: a vil ralé que cospe no chão!". Numa mistura de bom humor e uma boa dose de sátira política saíram pelas ruas do bairro da Cidade Velha em Belém no período de carnaval. Munidos de uma fanfarra e marchinhas de carnaval compostas pelo grupo. Desde então passaram a fazer parte do carnaval de rua de Belém.
Fora isso, iniciaram outras atividades permanentes como a Batucada do Coletivo Canalha, que ocorre duas vezes por mês (sempre as sextas) na ruela que fica entre o Bar do Parque e o teatro da Paz, na Praça da República. A Batucada usa uma bike-som (bicicleta sonora de propaganda suburbana) onde plugam instrumentos e o samba, o chorinho e o carimbó corre solto. O evento já teve a participação de grupos como Choramingando, A-Corda Bamba, Boi da Terra, Grupo Sabor Marajoara e uma série de músicos e poetas que dão participações especiais nos eventos. Nos últimos tempos a Batucada tem se destacado no cenário alternativo da cidade, valorizando espaços tradicionais e que fazem parte da história da cultura local, como é o caso do Bar do Parque.
No evento que ocorrerá dia 22 de janeiro um júri técnico, formado por músicos e poetas, avaliará as marchinhas candidatas a música oficial do carnaval de 2012 do Bloco da Canalha. Além disso, haverá a votação popular e feijoada pra os apreciadores da típica comida brasileira.



Serviço:
Feijoada do Bloco da Canalha & Concurso de Marchinhas Carnavalescas
Data 22/01/12
Local: Bar The Beatles (Rua Cesário Alvin, esquina com Rua Bom Jardim, Cidade Velha, Belém)
Horário: das 12 as 19 horas
Valor da feijoada: 10 R$
Obs. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário