quinta-feira, 2 de junho de 2011

Arrastões juninos do Boi da Terra

Domingo tem Boi da Terra, do qual tenho a honra de fazer parte como compositor e suposto barriqueiro. Convido a tod@s que gostam de cultura popular a comparecer na Terra Firme. E àqueles que falam muito do popular e da cultura popular, mas referem manter-se um pouco afastado dos bairros periféricos, dessa gente diferenciada que lá habita, sintam-se desconvidados!



Fruto da dissidência de um boi-bumbá mais antigo, o “Boi da Terra” foi fundado em 21 de setembro de 2007 por moradores do bairro da Terra Firme, periferia de Belém. Congrega brincantes, compositores, percussionistas, dançarinos, cantores e a comunidade em geral. Personagens que vêem na cultura popular uma oportunidade de inclusão social e de criação de novas formas de sociabilidade.

A Terra Firme é hoje conhecida como um dos bairros mais violentos da cidade de Belém. Formado por uma série de ocupações desordenadas, aonde os recursos públicos na maior parte das vezes chegam de maneira precária e insuficiente. Neste contexto o Boi da Terra intervém no bairro de modo a constituir formas alternativas de lazer e ao mesmo tempo estabelecer uma relação de valorização das coisas da comunidade. Tem como objetivo maior mostrar que em contextos desfavoráveis é possível criar coisas belas, aumentar a autoconfiança de populações carentes e ao mesmo tempo, com os poucos recursos que possui, agregar a comunidade em atividades culturais que preguem a cidadania e a inclusão social, sobretudo entre os jovens.


Serviço:
Cortejo junino do Boi da Terra pelas ruas do bairro da Terra Firme.
Todo os os domingos de junho, no Bar da Terra, a partir das 15 horas.
Endereço: pass. N. S. das Graças esquina com pass. Comissário.
Com participação de poetas do Extremo Norte e Bloco da Canalha.
Contatos 8874-1720/3253-8301/8860-8666/81160422

Nenhum comentário:

Postar um comentário