sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dicionário de termos literários: “Homenageismo”

Olha que eu gosto de homenagear pessoas que acho que merecem, pô, mas tudo que é demais enche o saco!

Um das tendências mais importantes dos movimentos literários é o “homenageismo”. Trata-se da prática de literatos homenagearem-se entre si, mutuamente, através dos mais variados rituais, conferindo-se a si mesmos títulos, troféus, medalhas, comendas, glórias e lauréis.
Comemoram-se aniversários, lançamentos de livros, batizados de musas, casamentos de trovas, batizados de afilhados de escritores, aniversários de saraus, aniversário de morte e ressurreição, etc. e tal.
Tal prática tem a função social de mútua confirmação de talento, auto-massagem de ego do escritor em reciprocidade aos seus pares íntimos. Processo mútuo e recíproco no qual bajular o outro, torna-se um bajular-se a si mesmo – tal qual a teoria da reciprocidade de que nos fala Marcel Mauss.
Neste processo tende-se a constituição de instituição e construções de tradições. Erguem-se Academias de Letras e Abobrinhas, títulos eméritos e honoríficos são conferidos aos imortais.
Atitude das mais nobres nas academias lítero-gastronômicas, fenômeno não totalmente estudado pelos cientistas sociais e de artes ocultas. Outros estudos devem ainda surgir.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário