sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


O espírito de natal da coca-cola é engraçado. No comercial que tá passado na TV aparece um Papai Noel que surge na casa de pessoas anônimas dizendo que há 35 ou mais estas pessoas mandaram cartas de natal. Daí o Papai Noel dá um presentinho pra pessoa e vai embora.
Bom aqui no Brasil, nas proximidades do Natal, milhares e milhares de crianças mandam cartas para o Correio. As cartas ficam lá, a espera de um bom coração para serem atendidas. Quem quiser ver é só ir na Agencia Central do Correio e perguntar por isso.
Essa propaganda da Coca-Cola é bem a cara do consumismo do Natal: oportunista, ocasional, aleatório, mercadológico, materialista. As nossas crianças (pobres e ricas) foram inculcadas a ganhar presentes materiais no Natal.
O problema é que isso, além de esvaziar o significado da data, leva a frustrações das crianças que não tem recursos, endividamentos de pobres, felicidade dos ricos e lucro para as fábricas de refrigerantes e similares.
Fora isso - tirando as 3 pessoas que apareceram no comercial da Coca-cola e receberam um presentinho da empresa multimilionária e mundial - a grande maioria das crianças que mandam cartas ainda vai ficar esperando anos e anos... Ou quem sabe daqui a 35 anos o Papai Noel garoto propaganda, vai aparecer lá num barraco qualquer de uma favela pra dar a um trabalhador cansado o seu presente pedido há décadas atrás!
Bom, mas pra quem acredita em Papai Noel, por que não poderia sonhar também com loterias?!

E feliz Natal!

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