quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O falso assovio da Matinta Pereira.


Tô vendo muita gente falando que hoje é o dia da Mantinta Pereira e não halloween. Não tenho nada contra, inclusive concordo com isso!! Mas é bom lembrar que na hora de se posicionar politicamente em torno de projetos políticos populares (permeados de contradições, como tudo!), ou pelo menos na hora de se posicionar CONTRA projetos políticos conhecidamente antipopulares, nem todo mundo se manifesta! É aquela velha história: “povo bom” é o povo folclorizado, aquele que é bonitinho nas suas “tradições, lendas e mitos”, mas com o qual poucos querem se misturar no dia a dia, na vida cotidiana, na vida da cidade, nos ônibus, nas ruas, etc. Muitas Matintas Pereiras vão ficar 4 anos a ver falsos assovios em Belém do Pará. Muitos mestres da cultura popular vão continuar nos Guamares, Jurunas, Terras Firmes da vida sendo homenageados apenas no seu pós-morte, nos museus! Muitos meninos e meninas, Sacis Pererês e Curupiras, vão continuar ouvindo o assovio do tráfico de drogas, da ausência de escolas e da ausência do direito à brincadeira e ao lazer, na periferia de Belém. Matinta Pereira nos salve que lhe dou tabaco! Fioooote Mantiiiiinta Pereeeeeeira!


terça-feira, 30 de outubro de 2012



Ensimesmar-se,
encasulando-se!
Outroficar-se!


Felizes os que viveram em tempos extraordinários, pois a maior parte das pessoas passa a vida na mais perfeita e aprisionadora normalidade!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Edmilson Rodrigues, por uma Belém nas Mãos do Povo


Edmilson Rodrigues, por uma Belém nas Mãos do Povo

Moradores do Tucunduba, da Vila da Barca, da Terra Firme, do Guamá, Jurunas, bairros e ruas que antes nunca tinham conhecido o que era saneamento básico ou asfalto... votam em Edmilson!

Quem depende e usa o segundo pronto socorro da cidade, feito no Guamá, depois de décadas e décadas de existência de um único pronto socorro na 14 de Março... vota no Edmilson!

Quem usou a primeira ciclovia da cidade, feita na Almirante Barroso, que garantia segurança para milhares de trabalhadores que dependiam de bicicletas para chegar ao trabalho ou em casa... vota no Edmilson!

Quem já usou ou teve familiares que usaram a Casa do Idoso (primeira especializada em cuidados médicos para a terceira idade)... vota no Edmilson!

Quem já usou, ou teve amigos ou familiares que usaram, as Casas Mentais (primeiras unidades municipais especializadas em tratamento de saúde mental)... vota no Edmilson!

Quem já usou o Saúde da Família, que atuava principalmente na periferia da cidade e levava médicos e remédios na casa das pessoas mais necessitadas... vota no Edmilson!

Quem decidiu onde parte do orçamento municipal seria utilizado, pelo voto de delegados eleitos pelas comunidades, nas assembleias populares do Orçamento Participativo e do Congresso da Cidade... vota no Edmilson!

Quem viu crianças do Aurá serem retiradas do lixão e das ruas e serem colocadas em projetos como o Escola Circo e Sementes do Amanhã (crianças que depois foram abandonadas pela atual administração e retornaram para o lixão e para a rua!!).... vota no Edmilson!

[tais projetos deram ao Edmilson por vários vezes prêmios internacionais, de organizações do peso da UNESCO! - se você acha que Belém como "Cidade Criança" é papo furado, as crianças atendidas por aqueles projetos não pensam assim!]

Quem viu praças que eram verdadeiras favelas e área de assaltos se tornarem áreas de lazer, como no caso da Praça do Operário, da Praça da Cremação, etc.... vota no Edmison.

Quem viu novos centros culturais e turísticos surgirem, como o Ver-O-Rio, o Memorial dos Povos, etc... Vota no Edmilson!

Quem conheceu a Nova Orla de Icoaraci reformada e com novo paisagismo, com detalhes e fotos que rememoravam a história de Belém e da Vila Sorriso, e que atendia tanto a população local como os turistas... Vota no Edmilson!

Quem conheceu o Ver-O-Peso, antes, e o viu como um verdadeiro caos, abandonado, cheio de ratos, sujo, etc. e viu ele se tornar um verdadeiro patrimônio histórico e cultural da cidade (hoje novamente abandonado pelo Duciomar!)... vota no Edmilson!

Quem presenciou a reforma de vários monumentos e prédios históricos da cidade como o Mercado de São Braz, o Ver-O-Peso, do Solar da Beira, reforma do Palacete Bolonha, reforma do Forno Crematório, reforma do Chalé Tavares Cardoso, e tantos outros... vota em Edmilson Rodrigues!

Quem presenciou a construção de espaços para a cultura paraense e belenense como da Aldeia Cabana de Cultura Cabana (Sambódrono da Pedreira), o Espaço Cultural Altino Pimenta (na Doca), o Espaço Cultural Mestre 70 e outros... vota em Edmilson Rodrigues!

Quem já foi atendido pelo Banco do Povo e teve financiamento barato para micro-empreendimentos que geraram emprego e renda para os trabalhadores... vota no Edmilson!

Quem pela primeira vez viu ônibus 24 horas na cidade, novas linhas de ônibus para bairro distantes (com a quebra de monopólios de poderosas empresas da cidade!), os primeiros ônibus adaptadas a pessoas com necessidades especiais a circular na cidade, a passagem mais barata do Brasil, e até poesia nos vidros dos coletivos urbanos... Vota em Edmilson!

Quem dançou e se divertiu na Seresta do Carmo – retomadas com Edmilson -; na Bienal Internacional de Música, que além de premiar artistas locais, trazia grandes nomes da música mundial, como o grupo colombiano Nuevas Estampas, o grupo guiano Star, o grupo caribenho Martinica, músicos do famoso clube cubano Buena Vista Social Club; além, de grandes nomes da música brasileira como Gilberto Gil, Chico César, Zeca Baleiro, etc.... Quem presenciou o renascimento das artes em Belém... vota em Edmilson!
Agora quem vota pensando no seu próprio umbigo ou vota por interesses escusos, contra a cidade, vai amarelar, vai votar nulo ou votar contra os interesses de Belém!!

A escolha é sua! O que você quer pra Belém!????

Pelos que mais necessitam, só há uma escolha para Belém, Edmilson Rodrigues 50!!


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Deus e os bajuladores!


Teoricamente deus (ou Deus) deu cérebro e livre arbítrio para as pessoas, e disse “faz por ti que te ajudarei” (ou algo do tipo)! Sendo assim viver “prostrado”, bajulando, subserviente, obediente, sem questionar por si só (ou inspirado em Deus, que seja!) o que fala aquele tipo de pastor que só fica mais rico com o seu dízimo (com se a salvação fosse a riqueza na terra) ou aquele tipo de padre que dá o pão ao pobre, mas não questiona porque o pobre não tem pão, etc.... Tudo isso não é fé não... Creio que seja alienação, ou em termos religiosos (religare), muita falta de valor ao que seria, supostamente, a maior obra de deus (ou Deus): a mulher e o homem!

Quem acredita em Deus e não acredita no ser humano como ser ativo e crítico (e não passivo e bajulador!), esqueceu aquela parte que diz "feito à sua imagem e semelhança". Não esqueceu não?

Porém o pior de tudo é que há parte desses tipos de “pastores” (em sentido geral) que tem por profissão formar bajuladores e além de tudo vivem das bajulações (ou dízimos) dos outros. São aqueles que vivem da fé alheia, e não só da fé, mas da redução das pessoas a meros pedintes, mendigos que subservientemente pedem migalhas a fim de curar coisas do seu cotidiano infeliz!

Reduzir o homem e a mulher à condição de seres degradados e degradantes, e ainda por cima viver e enriquecer disso, é roubar a essência da suposta obra de deus (ou Deus), e, consequentemente, é ir contra o próprio criador (que supostamente fez as suas criaturas tal qual sua imagem e semelhança!).

Obs.: refiro-me aqui às vertentes hegemônicas das grandes religiões do ocidente de hoje: catolicismo e, em particular, as vertentes neo-pentecostais do cristianismo protestante. Deixo claro que se estou falando das vertentes hegemônicas, é obvio que existem exceções a este estado de coisas!